Foto: Arquivo Pessoal
Josué Teixeira Cristino, 55 anos, nasceu em Santa Maria, em 23 de agosto de 1963. Filho de Antão Batista Cristino, 84 anos, e da dona de casa Generosa Teixeira Cristino, ele foi criado juntos aos irmãos Elias, 54, Sergio, 57, Geremias (falecido), Márcia Eliane, 53, Elionai, 52, e Elizete, 52. Josué perdeu a mãe em novembro do ano passado.
No Coração do Rio Grande, Josué conheceu a mulher, Terezinha de Cristo, com quem teve cinco filhos: Flamir, 36 anos, Vandemir, 32, Almir, 31, Flademir (falecido), e Pamela, 23. Dos filhos, o santa-mariense ganhou oito netos. O casal permaneceu unido até 26 de março 2017, quando Terezinha faleceu.
- O Josué e eu namoramos duas irmãs. Uma delas era a Terezinha, com quem ele casou. Eles se conheceram na Vila Kennedy - relata Elias.
Morador do Bairro Nova Santa Marta, Josué ganhou a vida como padeiro, profissão em que atuou desde os 15 anos. Na localidade, ele se tornou uma figura bastante popular, sendo conhecido como "o pai da gurizada".
- Meu pai estava sempre sorridente e de bem com a vida. Inclusive, esse é legado que ele deixa para a posteridade. Ele nos ensinou a levar a vida de maneira leve - lembra Flamir.
Foto: Arquivo Pessoal
A filha Pamela lembra que Josué sempre teve facilidade em fazer amizades.
- Meu pai era muito carismático e se relacionava bem com todo mundo. Foi um ótimo pai e avô e buscou dar o melhor para a família - conta.
As horas de lazer do padeiro eram divididas entre pescaria com os amigos e partidas do Internacional, seu clube do coração.
Josué Teixeira Cristino sofria com problemas de circulação e morreu em 12 de fevereiro deste ano. No dia seguinte, ele foi sepultado junto à bandeira no Internacional, no cemitério Jardim da Saudade, em Santa Maria.